Criado índice para avaliar o papel das renováveis na segurança energética

  • 10 julho 2017, segunda-feira
  • Energia

O estudo “Prospective analysis of energy security: A practical life-cycle approach focused on renewable power generation and oriented towards policy-makers” apresenta um novo índice, criado para ser usado por decisores, que demonstra a força das tecnologias de energia renovável para a produção de eletricidade na segurança energética dos países.

A segurança energética, segundo a definição da Agência Internacional de Energia, é “a disponibilidade ininterrupta de fontes de energia a um preço acessível”. Esta disponibilidade é, no entanto, afetada por um conjunto de fatores, desde logo a dependência das importações, a acessibilidade, a aceitabilidade social, as infraestruturas e a governança.

O Índice de Segurança da Energia Renovável (RESI na sigla original) tem em conta estes fatores para ajudar os decisores a atribuir uma pontuação à segurança energética do seu país, tendo por base a percentagem de tecnologia renovável no mix energético nacional.

Apesar de o índice não ter em conta todos os possíveis fatores que influenciam a segurança energética nos fluxos transfronteiriços de energia renovável, os investigadores afirmam que proporciona o balanço correto entre abrangência e vertente prática. O índice pode ainda ser usado para aferir a segurança energética presente e futura.

Para calcular o RESI é necessário somar os valores de dois fatores-chave, utilizando uma equação que também tem em conta a taxa de disponibilidade da energia da rede. Os dois fatores em causa são a satisfação da procura de eletricidade e o fator de renovabilidade nacional. O primeiro avalia se a procura nacional pode ser totalmente satisfeita através de todas as tecnologias de geração de energia disponíveis. Abrange uma multiplicidade de fatores técnicos e económicos que determinam um sistema energético ótimo. O fator de renovabilidade nacional tem em conta qual a quantidade de energia usada para abastecer cada tecnologia que pode provir de fontes renováveis domésticas (em oposição aos combustíveis fósseis importados, por exemplo, que reduzem a segurança energética), o que pode ser calculado através de uma avaliação de ciclo de vida. Os investigadores atribuíram à energia hidroelétrica um valor de renovabilidade nacional de 98-99%, ao passo que as fontes de energia fóssil e nuclear foram avaliadas com 0.

É expectável que o valor de RESI fique abaixo de 1, e os investigadores afirmam que o sensato será esperar 0,8. Sugerem também que os países com uma pontuação elevada desenvolvam políticas no sentido de a manter.

Panorama europeu

Usando dados do Eurostat, os investigadores calcularam que a pontuação média de RESI para os 28 países da União Europeia era, em 2014, de 0,25, embora com variações significativas. A Áustria apresenta uma pontuação de 0,7, mas Portugal e a Croácia estão abaixo de 0,5.

Os autores do estudo aconselham o uso deste índice como parte da transição de tecnologias fósseis para renováveis, já que promove um modelo sustentável de fornecimento de eletricidade.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.