INDAQUA assina dois contratos de gestão em Angola

  • 21 janeiro 2026, quarta-feira
  • Água

O operador de água e saneamento INDAQUA reforçou a operação em Angola através de dois novos contratos com as Empresas Públicas de Águas e Saneamento (EPAS) das províncias do Namibe e Lunda Norte, no âmbito de um projeto financiado pelo Banco Europeu de Investimento

O trabalho das equipas do Grupo INDAQUA visa melhorar áreas como a continuidade e qualidade do serviço, desenvolvimento estratégico, gestão de recursos humanos, sustentabilidade comercial, económica, financeira e ambiental, anunciou o grupo em comunicado.

Para o concretizar, o grupo vai deslocar para o terreno, até julho de 2028, 20 especialistas dedicados à melhoria dos serviços de água e saneamento nas províncias do Namibe e Lunda Norte, que abrangem uma população superior a 1,5 milhões de habitantes.

Os contratos de gestão, operação e manutenção assinados com a Direcção Nacional de Águas, e que possuem como beneficiárias as Empresas Públicas de Água e Saneamento (EPAS) das respetivas províncias, têm objetivos comuns de melhorar a qualidade e acesso aos serviços e consolidar os processos de empresarialização em curso.

Os trabalhos no terreno, que integram ainda a formação de 12 quadros, já estão em curso e, durante três anos, preveem uma atuação transversal em toda a gestão das EPAS daquelas províncias.

Na área de desenvolvimento estratégico, será elaborado um plano de negócios, estando também prevista a implementação de mecanismos de monitorização e controlo de gestão. Vão ainda ser implementados procedimentos de gestão financeira e de recursos humanos, com planos de recrutamento e formação que assegurarão a implementação das melhores práticas do setor.

Definir ações de melhoria da eficiência das redes de água e inventariar os ativos disponíveis fazem parte da atuação ao nível do planeamento de investimentos e gestão de ativos, juntando-se também planos dedicados à segurança e controlo da qualidade da água, gestão ambiental e resposta a emergências.

Os dois contratos, com um valor agregado superior a 10 milhões de euros, são financiados pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI) e inserem-se no segundo Projeto de Desenvolvimento Institucional do Setor da Água implementado em Angola.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.