Incerteza na Metrologia: conceitos e importância
- 18 agosto 2025, segunda-feira
- Gestão

FOTO MICHAl PARZUCHOWSKI/ UNSPLASH
Na metrologia, a incerteza de medição é um parâmetro associado ao resultado de uma medição que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos à mensuranda, com base nas informações utilizadas na sua determinação. Em termos simples, para a maioria das pessoas, a incerteza representa a dúvida sobre a exatidão do valor medido, mesmo que a medição tenha sido realizada com equipamentos calibrados e seguindo procedimentos rigorosos.
A incerteza de medição pode ter diversas fontes, incluindo instrumentos de medição, condições ambientais, operador, método de medição e amostragem.
Na prática, a incerteza de medição pode ser vista como um intervalo dentro do qual se espera que o valor verdadeiro da mensuranda se encontre com um determinado nível de confiança, normalmente 95 %.
Se quiséssemos um intervalo de confiança de 100 %, a incerteza teria de ser infinita o que seria uma aberração, porque, para garantir com absoluta certeza que o valor verdadeiro está dentro do intervalo, precisaríamos considerar todas as possíveis fontes de incerteza, incluindo aquelas extremamente improváveis. Na prática, isto tornaria a medição inútil, pois o intervalo seria demasiado amplo.
Por exemplo, num ensaio de medição de emissões gasosas numa chaminé, foi obtido um resultado de 100 mg/Nm³ com uma incerteza de 10 mg/Nm³ (k=2). Isto significa que, para um nível de confiança de 95 %, o valor verdadeiro encontra-se no intervalo [90, 110] mg/Nm³.
Contudo, não significa que todos os valores dentro desse intervalo tenham a mesma probabilidade de serem o designado “valor verdadeiro” Se assumirmos que os erros seguem uma distribuição normal (gaussiana), o valor mais provável da medição é 100 mg/Nm³, pois é o melhor valor estimado com base nos dados disponíveis. À medida que nos afastamos desse ponto central, a probabilidade de o valor verdadeiro estar nessa região diminui; ou seja:
100 mg/Nm³ é o valor mais provável.
90 mg/Nm³ e 110 mg/Nm³ são valores menos prováveis, mas ainda possíveis.
Valores fora do intervalo são ainda menos prováveis, mas não impossíveis.
Isto acontece porque todas as medições estão sujeitas a incertezas.
A metrologia não tem como objetivo garantir um valor exato, mas sim um valor fidedigno com estimativa da sua incerteza. (...)
Autor da coluna Nortada / Diretor geral do Grupo Sondar.i
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt
Outros artigos que lhe podem interessar