O impacto da pandemia COVID-19 nas emissões de poluentes atmosféricos em Portugal

A sociedade está consciente dos efeitos diretos da pandemia COVID-19 na saúde humana, bem como dos seus impactos socioeconómicos. As medidas adotadas pelos governos afetaram muitas atividades económicas, com implicações no uso da energia (eletricidade, gás natural, combustíveis para transporte), nas emissões de poluentes atmosféricos e na qualidade do ar (Shakil et al., 2020).

De acordo com o último relatório da Qualidade do Ar na Europa (EEA, 2020), as medidas de confinamento introduzidas, no inverno de 2020, pela maioria dos países europeus para reduzir a propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2, levaram a uma redução significativa das emissões de poluentes atmosféricos, principalmente as provenientes do transporte rodoviário, aéreo e marítimo internacional. Gama et al. (2021) investigaram o efeito indireto da pandemia na poluição atmosférica em Portugal, concluindo que durante o período de confinamento as concentrações de dióxido de azoto (NO2) e de partículas com um diâmetro aerodinâmico equivalente inferior a 10 µm (PM10) diminuíram 41% e 18%, respetivamente. Baldasano (2020), Collivignarelli et al. (2020), Sicard et al. (2020) e Tobías et al. (2020) também avaliaram o efeito do confinamento na qualidade do ar, com conclusões similares.

Para compreender melhor o impacto da pandemia nas emissões de poluentes atmosféricos em Portugal, foram selecionados dois anos: 2019 como ano de referência (pré COVID-19) e 2020 como ano de pandemia. Foram compilados dados de consumo de eletricidade, gás natural e de combustível pelo setor dos transportes, para ambos os anos, a partir dos relatórios estatísticos mensais da Direção-Geral da Energia e Geologia (DGEG, 2020).

Esses dados são mensais e referem-se a cada um dos principais setores de atividade (Agricultura e Pesca, Indústria, Transporte, Serviços e Doméstico), distinguindo ainda os diferentes tipos de combustível consumido pelo setor Transporte (GPL, gasolina, diesel, combustível de aviação e combustível navegação). (...)

Em colaboração com Michael Russo, Sandra Rafael, Diogo Lopes, e Alexandra Monteiro, Departamento de Ambiente e Ordenamento, CESAM, Universidade de Aveiro

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº128 mai/jun 2021, dedicado ao tema 'Qualidade do Ar, pandemia e mobilidade'

Ana Isabel Miranda

Departamento de Ambiente e Ordenamento, CESAM

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.