Estudar o impacto das alterações climáticas na agricultura

O projeto MED-GOLD é um programa da União Europeia para a inovação na previsão climática, que visa a criação de ferramentas específicas para o apoio à gestão agrícola das principais culturas do Mediterrâneo: vinha, olival e trigo duro.

O projeto da gmv, financiado no âmbito do Horizonte 2020, parte da preocupação com a vulnerabilidade da agricultura ao clima.

Os promotores do projeto acreditam que o desenvolvimento de serviços climáticos para estes três cultivos comporta um grande potencial, dada a importância económica, ecológica e cultural dos produtos em causa para a região mediterrânica. A conceção de protótipos de aplicações em serviço vai contar com a intervenção de fornecedores e utilizadores dos três principais cultivos tradicionais mediterrânicos que demonstrem as respostas de valor acrescentado às mudanças climáticas com base em dados e informações. O processo operativo de decisão dos utilizadores será revisto para se identificarem as decisões-chave ou para introduzir novas ações que possam beneficiar-se das informações climáticas ao longo de diferentes períodos que poderão oscilar entre meses e décadas.

A primeira Assembleia-Geral do projeto está agendada para 29 de outubro no Espaço Casa Ferreirinha, em Vila Nova de Gaia, e contará com a presença do coordenador científico do MED-GOLD, Luigi Ponti, e também de Marta Bruno Soares, perita em necessidades de informação climática de utilizadores finais em toda a Europa e no valor da informação climática para os processos de tomada de decisão.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.