Grupo português integra aliança europeia de energias limpas

Foto pinwheels-6535595/ pixabay
A Rega Energy, grupo português que atua na descarbonização das indústrias intensivas em energia, integra a Cleantech Scale-Up Coalition, uma aliança europeia de empresas desenvolvida para acelerar a industrialização de tecnologias que ajudem a Europa a alcançar a neutralidade climática.
O objetivo é trabalhar as cadeias de valor para, por exemplo, descarbonizar a indústria e a energia com hidrogénio renovável de forma a produzir cimento de baixo carbono, eletrificar os transportes e reciclar materiais e baterias.
Integram esta aliança 22 empresas europeias, entre as quais o grupo Rega Energy, sediado em Lisboa, que desenvolve, constrói e opera instalações de biometano e hidrogénio verde. Fornece às indústrias e outros consumidores intensivos gases renováveis produzidos localmente, substituindo a importação de combustíveis fósseis. Para além do cimento, a empresa tem soluções adequadas à indústria da cerâmica, do vidro, do aço, da bioquímica, fertilizantes, pasta e papel e têxteis.
A ambição da Cleantech Scale-Up Coalition é fazer das tecnologias limpas uma prioridade estratégica no debate público, e estimular a criação de políticas para a aceleração destas tecnologias.
Entre as 22 integrantes da aliança estão a sueca Baseaload Capital, a francesa Genvia ou a norueguesa Hydrovolt.
Outros artigos que lhe podem interessar