Governo aprova Plano Nacional para o Radão

O Plano Nacional para o Radão (PNR), um gás radioativo de origem natural, foi aprovado em Conselho de Ministros, tendo como objetivo reduzir os riscos de longo prazo decorrentes da exposição radiológica.

O PNR visa “reduzir os riscos de longo prazo decorrentes da exposição ao radão em habitações, edifícios abertos ao público e locais de trabalho, bem como, assegurar a proteção e redução dos efeitos da exposição na saúde humana”, lê-se no comunicado sobre as decisões da reunião do Governo.

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Plano procura “estabelecer um conjunto de ações para minimizar a exposição ao gás radão e reduzir o mais possível a incidência de cancros do pulmão daí decorrentes”.

A APA, que elaborou o plano, adiantou que definir orientações metodológicas de medição, remediação e prevenção do radão, promover a investigação, e definir obrigações e compromissos na gestão da exposição ao radão nos locais de trabalho são áreas de intervenção do PNR.

De acordo com o PNR, que esteve em consulta pública este ano, pretende-se conhecer e diagnosticar situações de exposição e da estrutura de proteção dos trabalhadores e público em geral, identificar ações para reduzir a exposição ao radão, e definir estratégias de comunicação sobre o gás.

O radão é um gás incolor e inodoro e a maior fonte de exposição à radiação ionizante (com energia suficiente para ionizar) da população mundial. Provém das rochas e dos solos “e a sua concentração no interior dos edifícios depende principalmente das características geogénicas, do tipo de construção e do uso do edifício”, explicou a APA, acrescentando que a exposição ao radão é a segunda causa de cancro do pulmão, logo a seguir ao tabaco, e a primeira causa em não-fumadores.

“O risco de cancro do pulmão aumenta proporcionalmente com o aumento da dose por exposição e as estimativas recentes apontam que entre três a 14 por cento dos cancros do pulmão a nível mundial são resultantes da exposição ao radão”, indicou também a APA no documento.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.