O futuro da energia continuará a ser marcado por disparidades

O mercado da energia é marcado por disparidades e incertezas, e as tensões geopolíticas ajudam a aumentar a instabilidade. Num mundo com emissões a mais, 850 milhões de pessoas continuam sem acesso a eletricidade. E o caminho não será fácil de reverter.

World Energy Outlook 2019 é um detalhado relatório da Agência Internacional de Energia que explora estas questões. Expõe o impacto das decisões atuais no futuro dos sistemas de energia, e procura traçar um caminho em prol de objetivos climáticos. Os decisores terão um papel fundamental no mapeamento desse roteiro, e é isso que os diferentes cenários traçados pela Agência evidenciam:

O Cenário de Políticas Existentes permite antecipar a evolução dos sistemas de energia caso não haja alteração das políticas a vigorar no setor. Neste cenário, a procura de energia aumentará 1,3 por cento ao ano, resultando em constrangimentos em todos os aspetos do mercado e no aumento das emissões provenientes da energia.

O Cenário das Políticas Definidas (anterior Cenário de Novas Políticas), acrescenta as intenções e metas atuais às políticas existentes. Ainda assim, o futuro fica muito aquém do pretendido a nível de segurança e sustentabilidade. Ao abrigo deste cenário, em 2040 ainda haverá centenas de milhar de pessoas sem acesso a eletricidade, e com níveis elevados de mortes prematuras ligadas à poluição e de emissões de CO2. Neste caso, a procura de energia aumenta 1 por cento ao ano até 2040, e as fontes de energia de baixo carbono (com o solar fotovoltaico à frente) suportam mais de metade deste crescimento, sendo o gás natural responsável por um terço. A procura de petróleo e carvão diminuem em 2030, e a eletricidade sofre diversas transformações. A expansão do solar fotovoltaico e do eólico fará as renováveis superar o carvão na geração de eletricidade já em meados da década de 2020. Outro aspeto crítico para o mercado da energia será o custo das baterias, seja para o armazenamento de eletricidade seja para os carros elétricos. De acordo com o relatório, a Índia é o país onde a procura de energia mais vai aumentar, pelo que a combinação do uso do solar fotovoltaico com um armazenamento mais acessível pode redesenhar o mix energético do país. Uma adequada capacidade de armazenamento proporciona a flexibilidade de que o país precisa, prevendo-se que uma redução substancial do custo das baterias abra caminho à instalação de 120 GW até 2040.

O Cenário de Desenvolvimento Sustentável é aquele que indica o que deve ser mudado para que os objetivos já traçados ao nível da energia e do clima sejam atingidos. Alcançar este cenário e, por conseguinte, cumprir o desígnio de limitar o aquecimento global a 1,5 ºC, conforme o Acordo de Paris, implica mudanças rápidas e transversais. São possíveis, mas tal irá requerer uma liderança forte dos governos em matérias como a inovação e o investimento.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.