Freguesia de Lisboa cria centro de acolhimento temporário para animais

A Junta de Freguesia do Areeiro, em Lisboa, criou um Centro de Acolhimento Temporário para abrigar animais que sejam recolhidos pelo Grupo de Voluntários para os Animais da Junta de Freguesia do Areeiro.

O objetivo passa por “criar um abrigo no qual os animais possam estar protegidos durante algum tempo, longe de perigos, em ambiente controlado e seguro, com acesso a comida e água, até poderem ser encaminhados para uma Família de Acolhimento Temporário, para adoção responsável ou para tratamento médico-veterinário”, explicou a autarquia em comunicado divulgado.

Adicionalmente, a junta de freguesia instalou três “hotéis para insetos” no Areeiro. “Essas estruturas são refúgios ecológicos que têm como objetivo criar espaços que, mediante o recurso a materiais naturais e alimento adequado, sirvam de locais seguros para a atração, fixação e natural desenvolvimento de colónias de insetos em meio urbano”, referiu.

A autarquia defende que os insetos são elementos essenciais para a promoção e manutenção da boa saúde dos ecossistemas e para a promoção da diversidade biológica. “Em contexto urbano, a criação destes ‘ninhos para insetos’ é essencial para a vitalidade dos espaços verdes da Freguesia do Areeiro, recorrendo a meios e processos naturais”, acrescentou.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.