Comité Económico e Social Europeu apela a uma estratégia para os combustíveis líquidos na UE

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O Plenário do Comité Económico e Social Europeu (CESE) adotou oficialmente o Parecer de Iniciativa sobre "Uma Estratégia Europeia para os Combustíveis Líquidos", no qual apela que a UE desenvolva uma visão estratégica a longo prazo para a transição industrial dos combustíveis líquidos, considerando-a uma pedra basilar para a descarbonização e resiliência energética da Europa
As recomendações passam pelo aumento da eficiência das cadeias de abastecimento de combustíveis líquidos descarbonizados e renováveis, melhorando o aprovisionamento, a mistura e o armazenamento de matérias-primas e otimizando a logística através de polos industriais, e também pela utilização de combustíveis líquidos descarbonizados e renováveis, a par da eletrificação, para minimizar os elevados custos para a sociedade da construção de novas infraestruturas. O CESE recomenda também que se reconheça, no Pacto da Indústria Limpa, a necessidade de estabelecer uma estratégia europeia para os combustíveis líquidos, a fim de assegurar a transição dos combustíveis fósseis para os combustíveis líquidos renováveis, abordando a sustentabilidade, a acessibilidade dos preços e a fiabilidade em todos os modos de transporte.
Recomenda-se também o reforço do apoio à investigação e desenvolvimento (I&D), a melhoria da gestão integral e o pleno desenvolvimento das cadeias de abastecimento, a fim de explorar todo o potencial da biomassa sustentável, e assegurar diálogos abertos com as principais indústrias.
O CESE chama ainda a atenção para a necessidade de reduzir os custos de produção dos combustíveis descarbonizados e renováveis, assegurando um acesso eficiente em termos de custos a eletricidade e matérias-primas limpas, aumentando a capacidade das instalações de produção e assegurando o acesso ao mercado.
Aquela entidade sugere também o recurso ao Fundo para uma Transição Justa para apoiar a produção de combustíveis líquidos sustentáveis mediante o financiamento da I&D para reduzir os custos, modernizar as infraestruturas de combustível e requalificar os trabalhadores.
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