ERSAR premeia tampas de saneamento de material reciclado

Águas e Energia do Porto venceu Prémio de Inovação ERSAR com o projeto Wat(t)er FabLab – Impressão 3D, atribuído pela ERSAR, que vis ao recurso a bioplásticos biodegradáveis e recicláveis para fabricar tampas de saneamento
Surgiu como uma solução para minimizar o furto frequente de tampas de saneamento no Porto (e do seu valioso metal) e simultaneamente reaproveitar resíduos de plástico provenientes de obras.
Começou com um processo manual, conforme dava conta o portal de notícias Porto. há um ano. Como explicava, na altura, o coordenador de inovação da empresa municipal, Moisés Neves, o processo começou por ser “bastante manual”, mas a aquisição de uma impressora 3D permitiu fazer os protótipos, desenhar o molde e fabricar objetos resistentes e mais económicos do que a versão em metal.
O projeto teve início em 2019 e, segundo explicou o vice-presidente da autarquia Filipe Araújo, citado em comunicado da Câmara Municipal, foram já produzidas mais de 20 mil peças. O também vereador do Ambiente destacou que "esta inovação não só contribui para a redução de custos e desperdício, como também promove a sustentabilidade ambiental, ao recorrer a bioplásticos biodegradáveis e recicláveis". Além disso, são peças "mais económicas do que a versão em metal" e ainda "colocadas, rapidamente, nos canais de abastecimento", uma vez que toda a produção é automatizada.
Os outros dois projetos finalistas da edição de 2025 foram o "AgIR pela água!", da Águas do Tejo Atlântico, e o Centro de Controlo de Energia e Emissões (CCEE), da EPAL.
Ainda no âmbito dos prémios ERSAR, atribuídos durante as Conferências de Março, a INDAQUA recebeu 13 selos de Qualidade, atribuídos a seis empresas do grupo. Adicionalmente, a INDAQUA Matosinhos recebeu o Prémio de Excelência para o abastecimento público de água e o Prémio de Excelência para o saneamento de águas residuais.
Outros artigos que lhe podem interessar