Energia limpa: tecnologia não está a contribuir para objetivos de longo prazo

A Agência Internacional de Energia publicou uma análise sobre a transição para a energia limpa, onde considera que a vasta maioria das tecnologias e setores relacionados com a transição energética não estão a acompanhar os objetivos de longo prazo.

Das 45 tecnologias e setores avaliados no contexto do relatório Tracking Clean Energy Progress, onde se incluem as áreas das renováveis, indústria ou edifícios, apenas sete se enquadram no Cenário de Desenvolvimento Sustentável traçado pela Agência, que procura delinear um caminho para o cumprimento do Acordo de Paris, assegurar o acesso universal à energia e reduzir a poluição do ar.

Talvez esta seja uma das explicações para os dados revelados pela Agência em março, que davam conta de um aumento das emissões de CO2, a nível mundial, de 1,7 por cento em 2018, atingindo 33 biliões de toneladas.

Não obstante, algumas tecnologias de energia limpa registaram um progresso notável. É o caso do armazenamento, já que a capacidade instalada duplicou. Os veículos elétricos entraram em força no mercado, com as vendas a alcançarem 2 milhões de viaturas em 2018. O solar continua a crescer, ainda que esse crescimento tenha sofrido uma desaceleração em 2018.

A análise feita agora foi feita de modo a abranger as emissões provenientes do petróleo e do gás, um dado responsável por 7 por cento das emissões de gases com efeito de estufa. Apesar de algum desenvolvimento positivo, os esforços neste setor ainda estão aquém do necessário. O mesmo acontece com o setor dos edifícios, com as emissões a aumentar significativamente em 2018. Para isso concorreu fortemente o clima extremo, que fez aumentar as necessidades de aquecimento e arrefecimento.

A urgência de tomar medidas levou a que o relatório Tracking Clean Energy Progress colocasse mais ênfase nas recomendações aos Governos e à indústria. O objetivo é produzir indicadores que auxiliem os decisores a perceber onde devem focar a inovação e o investimento.  

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.