2º Encontro Anual do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia decorrerá no CCB
- 21 novembro 2025, sexta-feira
- Energia

Christina Genet
O evento será uma oportunidade para debater o impacto das políticas locais na implementação dos objetivos climáticos nacionais e europeus, bem como para promover o desenvolvimento de Comunidades de Energia Renovável (CER).
O Centro Cultural de Belém (CCB) em Lisboa prepara-se a acolher o 2.º Encontro Anual do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia nos dias 25 e 26 de novembro de 2025. A iniciativa visa destacar o papel das autarquias no cumprimento das metas nacionais e europeias em matéria de ação climática. Isso inclui a produção descentralizada de energias renováveis através de Comunidades de Energia Renovável (CER) e do Autoconsumo Coletivo (ACC).
Um dos objetivos do encontro é debater as barreiras persistentes à implementação das CER e identificar o que falta fazer para simplificar a sua aplicação a nível local. A ADENE, organizadora do evento, destaca o potencial deste instrumento, que não só contribui para a descarbonização dos territórios, como também pode permitir aos municípios dinamizar determinados setores empresariais ou industriais. Além disso, as CER representam uma forma de combater a pobreza energética, através do acesso a energia limpa e da redução da fatura energética das famílias.
A presente edição será, por outro lado, o palco do lançamento do Fórum Energia e Comportamento, uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a apoiar as autoridades locais no desenvolvimento de projetos, campanhas e iniciativas de promoção de mudanças comportamentos relacionados com a energia. O fórum assume a forma de uma plataforma digital com o objetivo de impulsionar práticas comportamentais de eficiência energética. A ADENE integra o grupo de parceiros do projeto que decorre até ao final de 2026.
No segundo dia do evento, terá lugar a EnR Thinking Group Meeting 2025, uma reunião de reflexão dedicada à ação climática local, com o objetivo de discutir possíveis vias de colaboração e o papel das Agências Nacionais de Energia neste domínio. Os interessados podem inscrever-se gratuitamente através de um formulário de inscrição online.
Outros artigos que lhe podem interessar