Edifícios novos terão de ser 50% de madeira em França

O governo francês anunciou que todos os edifícios públicos que serão construídos a partir de 2022 serão constituídos por pelo menos 50 por cento de madeira ou de outros materiais sustentáveis (de origem animal ou vegetal, como a palha ou o cânhamo). A medida deverá ser implementada para as construções a partir de 2022.

“Nós assumimos este compromisso para os Jogos Olímpicos (de 2024 que decorrem em Paris). Não existe motivo para que aquilo que é possível para os Jogos Olímpicos não o seja para construções comuns”, declarou o ministro francês da coesão territorial, Julien Denormandie.

Com o foco em conseguir “uma cidade sóbria em carbono, solidária e capaz de se adaptar às ondas de calor e inundações”, o ministro pretende ainda rotular 90 novos ‘eco bairros’ criando uma associação nomeada ‘France Ville Durable’.

Julien Denormandie também apelou à criação de cem quintas urbanas, sendo que as primeiras 30 deverão ser selecionadas até ao verão. “Enquanto pai de família, prefiro que aquilo que está no prato dos meus filhos na cantina venha de produção local do que seja importado de avião”, sublinhou o ministro. O programa tem um financiamento de 21 milhões de euros e será administrado pela Agência Nacional de Renovação Urbana.

Em 2016, foi lançado em Bordéus um projeto com o mote ‘edifícios baixo carbono’, que consiste na construção de uma torre de madeira com 57 metros de altura e apelidada de “Hyperion”. O projeto deverá ser concluído ainda este ano.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.