Roteiro para uma economia mais limpa

O Grupo de Peritos de Alto Nível da Comissão Europeia publicou um relatório que enumera os desafios e oportunidades que se colocam à União na formulação de uma política de financiamento sustentável, identificando maneiras de o setor financeiro voltar a ligar-se à economia real no apoio à transição para uma economia mais circular e mais eficiente no aproveitamento dos recursos.

O que propõe o relatório?

  • um sistema («taxonómico») de classificação que esclareça o mercado acerca do que é «sustentável»;
  • a clarificação dos deveres dos investidores na perspetiva da criação de um sistema financeiro mais sustentável;
  • uma melhor divulgação, pelas empresas e instituições financeiras, de informações sobre o modo como o fator sustentabilidade é tido em conta nas decisões que aquelas tomam;
  • um rótulo à escala da UE para os fundos de investimentos ecológicos;
  • a integração da sustentabilidade nos mandatos das Autoridades Europeias de Supervisão;
  • uma norma europeia para as obrigações ecológicas.

Este relatório vai servir de base ao plano de ação em matéria de financiamento sustentável que a Comissão irá apresentar nas próximas semanas. Tanto as conclusões do relatório como o plano de ação da Comissão serão debatidos numa conferência de alto nível a realizar em Bruxelas a 22 de março.

Em comunicado, a Comissão Europeia recorda que alcançar as metas acordadas para 2030 em Paris, incluindo a redução de 40 por cento das emissões de gases com efeito de estufa, implica um investimento adicional anual de 180 mil milhões de euros. O setor financeiro tem um papel essencial a desempenhar na consecução destes objetivos, por via da mobilização de grandes montantes de capitais privados para os investimentos sustentáveis em causa.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.