Disponibilizados 145 milhões para atrair investimento florestal
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática pretende atrair o investimento na floresta, conferir ao território maior resiliência e garantir uma gestão ativa e sustentável a longo prazo.
O apoio financeiro será disponibilizado através do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR 2020), no valor de cem milhões de euros, e do Fundo Ambiental, no valor de 45 milhões de euros.
Este investimento representará um elemento fundamental na valorização do território “como forma de potenciar as suas funções ambientais, sociais, económicas e paisagísticas”, lê-se em comunicado divulgado.
O apoio disponibilizado através do PDR 2020 terá como áreas prioritárias de intervenção a florestação de terras não agrícolas (35 milhões de euros), a reflorestação de áreas ardidas (35 milhões de euros), a prevenção da floresta contra agentes bióticos (15 milhões de euros), a melhoria da resiliência e do calor ambiental (dez milhões de euros) e a melhoria do valor económico para recuperar povoamentos de eucaliptos em subprodução (cinco milhões de euros).
No que diz respeito a linha de financiamento disponibilizada pelo Fundo Ambiental, será dirigida à florestação de terras não agrícolas, à reflorestação de áreas ardidas e à melhoria do valor económico com apoios às áreas de eucaliptais reconvertidas através da reflorestação com espécies folhosas autóctones.
Outros artigos que lhe podem interessar