Europa ajuda Portugal na defesa contra incêndios

A Comissão Europeia está a ajudar Portugal na avaliação do sistema de defesa e de proteção das florestas, bem como na execução de uma série de medidas estruturais destinadas a tornar este sistema mais robusto.

Esta missão foi solicitada por Portugal através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia. A missão vai contar com peritos em meteorologia, técnicos em comportamento do fogo e técnicos em prevenção de incêndios para apoiar as autoridades portuguesas na identificação de medidas preventivas que complementem os esforços nacionais em curso. Os peritos identificarão domínios críticos de intervenção e prestarão formação e aconselhamento às autoridades portuguesas, a fim de se prepararem para o verão, altura em que graves incêndios florestais são suscetíveis de afetar o país.

Com o objetivo de preparar e prevenir catástrofes naturais com a mesma magnitude que as que ocorreram no passado ano em Portugal, a UE possui um Centro de Coordenação de Resposta de Emergência, que monitoriza riscos de incêndios florestais e a sua incidência na Europa através de serviços de monitorização nacionais e outras ferramentas, tais como o Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais.

Antes do início da época de incêndios florestais, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência organiza reuniões com todos os países que participam no Mecanismo de Proteção Civil da UE para intercâmbio de informações e para se preparar para a fase mais crítica de propagação de incêndios. Durante o período de verão, o Centro e os países com elevado risco de incêndios florestais estão em contacto numa base semanal.

Quando a capacidade nacional para responder a um fogo florestal é ultrapassada, os países europeus podem enviar assistência através de aeronaves com água, equipamento de combate a incêndio e pessoal.

Desde 2007, o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia foi ativado 90 vezes. Só em 2017, foi ativado 17 vezes para emergências florestais na Europa.

Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Croácia são os países na Europa mais suscetíveis a incêndios.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.