Da embalagem ao Ponto Verde Lab

“Invólucro ou recipiente usado para acondicionar ou empacotar”. Este é um dos significados que podemos encontrar no dicionário da língua portuguesa para a palavra “embalagem”.

No entanto, com o evoluir dos tempos e com as alterações nos ciclos de consumo, para definir o que, de facto, é uma embalagem temos de considerar diversas variantes. Ou seja, de um simples invólucro, a embalagem transformou-se, devido às exigências que foram colocadas em termos de proteção e garantia de segurança e conservação dos conteúdos que acondicionam. Transformou-se também pela necessidade de fazer dela um suporte de informação sobre o produto, as suas características, composição, ingredientes e condições de manuseamento. Mas, com a evolução das tendências de consumo e de um mercado cada vez mais concorrencial com uma vastíssima variedade de produtos disponíveis, a embalagem passou a ser entendida como uma ferramenta de conquista e de fidelização do consumidor.

Uma ferramenta de marketing

Durante décadas, as embalagens foram colocadas no centro das estratégias de vendas e de marketing e passaram a ter este papel fundamental no primeiro contacto do consumidor com o produto. Por isso mesmo, vieram a ganhar relevância na designada “psicologia do consumidor”. (...)

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº119 nov/dez 2019

João Letras, diretor de gestão de resíduos da Sociedade Ponto Verde

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