Curso sobre risco associado ao uso de água não potável

  • 13 junho 2025, sexta-feira
  • Água

FOTO PIEONANE/ PIXABAY

Terá lugar a 10 de julho a segunda edição do curso "Avaliação do risco associado à reutilização não potável de água - Usos urbanos”, em Lisboa, no LNEC

O crescimento populacional, a urbanização e o desenvolvimento económico, associados às alterações climáticas, têm vindo a agravar a escassez de água em meio urbano. A reutilização da água torna-se importante para a preservação das reservas de água doce, sendo também uma origem de água resiliente à seca.

A avaliação do risco constitui uma ferramenta chave para aumentar a segurança e a confiança na reutilização de água. Para apoiar a avaliação do risco associado à reutilização não potável de água, designadamente o estabelecimento dos cenários de exposição, desenvolveu-se uma metodologia estruturada a partir das normas internacionais mais relevantes neste âmbito e atendendo aos requisitos estabelecidos no Decreto-Lei 119/2019, na sua atual redação. São também considerados aspetos da regulamentação europeia sobre a reutilização de água na rega agrícola (Regulamento (UE) 2020/741).

O curso, com utilização de método qualitativo, está estruturado de modo a ter uma componente prática significativa. Destina-se a gestores e técnicos de serviços responsáveis por usos urbanos não potáveis, consultores, projetistas, alunos de mestrado e doutoramento e demais interessados na temática. 

As inscrições podem ser feitas aqui.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.