Formação sobre reutilização não potável da água a 28 de maio
- 04 abril 2025, sexta-feira
- Água

FOTO: arunas68 / pixabay
Curso do LNEC vai transmitir as principais noções de avaliação do risco associado à reutilização de água em usos urbanos não potáveis
O curso que o LNEC levará a cabo a 28 de maio, "Avaliação do risco associado à reutilização não potável de água - Usos urbanos”, surge num contexto de agravamento da escassez de água em meio urbano. A reutilização surge como medida de preservação de reservas de água doce e de resiliência à seca. Embora a reutilização da água na indústria e na rega agrícola seja reconhecida, desde há muito, como uma alternativa viável para o abastecimento de água, esta solução não está plenamente implementada.
A avaliação do risco constitui uma ferramenta chave para aumentar a segurança e a confiança na reutilização de água, mas os procedimentos para a sua realização, em particular, o estabelecimento dos cenários de exposição, não estão ainda agilizados. Para apoiar a avaliação do risco associado à reutilização não potável de água, desenvolveu-se uma metodologia estruturada a partir das normas internacionais mais relevantes neste âmbito e atendendo aos requisitos estabelecidos no Decreto-Lei 119/2019, na sua atual redação. São também considerados aspetos da regulamentação europeia sobre a reutilização de água na rega agrícola (Regulamento (UE) 2020/741).
O curso vai proporcionar formação sobre as diferentes etapas da avaliação do risco, e também capacitá-los a desenvolver essa avaliação no âmbito da reutilização não potável de água, com referência aos princípios de boas práticas estabelecidos na normalização internacional.
A formação destina-se a gestores e técnicos de serviços responsáveis por usos urbanos não potáveis, consultores, projetistas, alunos de mestrado e doutoramento e demais interessados na temática, e é coordenado por Rita Ribeiro, Investigadora Auxiliar do LNEC e Presidente da CT 90 (Comissão Técnica de Normalização em Sistemas Urbanos de Água).
A inscrição tem o valor de 350 euros e é feita mediante o preenchimento deste formulário https://www.lnec.pt/pt/formbuilder3/index.php?id=252&preview=1
Outros artigos que lhe podem interessar