CorPower Ocean instala conversor de energia de ondas em Portugal

  • 07 setembro 2023, quinta-feira
  • Energia

A Corpower Ocean, empresa sueca com tecnologia para a exploração de energia das ondas, instalou com sucesso o seu primeiro Conversor de Energia das Ondas à escala comercial no norte de Portugal.

O dispositivo CorPower C4, com nove metros de diâmetro, 18 metros de altura e uma potência de 300 quilowatts, foi lançado no porto de Viana do Castelo, antes de ser rebocado para o local da Aguçadoura, localizado a quatro quilómetros da costa.

Depois de ligado a uma âncora UMAACK pré-instalada no fundo do mar, o dispositivo foi ligado à rede nacional portuguesa através de um cabo submarino de exportação. O sistema passará agora por um programa de comissionamento, com funções e modos de operação sendo verificados gradativamente.

Serão também testados métodos de Operações e Manutenção para acesso a serviços offshore, recuperação de dispositivos e reboque para a base de serviços terrestres em Viana do Castelo.

O CEO da CorPower Ocean, Patrik Möller, afirmou tratar-se de “um grande marco para a CorPower Ocean e um capítulo muito emocionante para a energia marinha”.

O C4 completou anteriormente um programa de testes a seco de um ano com simulação de carga de ondas em Estocolmo, para ajustar e depurar o sistema. Este incorpora tecnologia inovadora para liberar todo o potencial da energia das ondas em escala de serviço público, incluindo proteção inerente contra tempestades para condições extremas e tecnologia de controle de fase para captura amplificada de energia em estados marítimos regulares.

“Estamos agora a entrar numa fase emocionante de demonstração da nossa primeira máquina a escala comercial. Isto baseia-se em 40 anos de investigação científica seguidos por uma década de engenharia estruturada para proporcionar uma melhoria radical no desempenho e fiabilidade da energia das ondas”, referiu o diretor de Integração e Testes da CorPower, Jean-Michel Chauvet.

Tendo entrado na fase final de um processo estruturado de verificação de produto em cinco etapas, que começou em 2012, a CorPower Ocean pretende levar a sua tecnologia a uma oferta de tecnologia bancária com certificação de tipo nos próximos anos.

O Projeto Hiwave-5 é financiado pela Agência Sueca de Energia e pelo Portugal 2020 através da AICEP Global (Norte2020) e da CCDR-N. A CorPower Ocean também foi apoiada financeiramente pela EIT InnoEnergy, pela Comissão Europeia, pela Wave Energy Scotland, pela CoreSpring New Technology, pela ALMI Invest Greentech, pela SEB Greentech VC e por outros investidores privados.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.