Contadores inteligentes chegam a 80% dos clientes no continente

  • 14 dezembro 2023, quinta-feira
  • Energia

Fotografia: E-REDES

A E-REDES ultrapassou a marca dos cinco milhões de contadores inteligentes com serviços remotos ativos, o que representa uma cobertura de 80 por cento dos clientes em Portugal Continental.

No total, há 5,5 milhões de contadores inteligentes instalados e 90 por cento dos equipamentos já está em telegestão, permitindo a recolha de dados automática, dispensando os consumidores do envio de leituras e possibilitando a emissão de faturas, por parte dos comercializadores, sem recurso a estimativas ou acertos, referiu a E-REDES em comunicado divulgado.

Com os contadores inteligentes, os consumidores podem acompanhar o seu perfil energético e ajustar o consumo de eletricidade, sem que os técnicos da E-REDES tenham de se deslocar ao local para executar ordens de serviço ou para recolher leituras. Estes equipamentos possibilitam ainda que os clientes que o queiram fazer adiram ao autoconsumo.

“A E-REDES está a contribuir para uma maior comodidade e eficiência de serviço junto do consumidor, bem como a redução da pegada ambiental. Com o atual parque instalado de contadores inteligentes estima-se uma diminuição da emissão de CO2 de mais de 2 190 toneladas em 2023”, sublinhou o presidente do Conselho de Administração da E-REDES, José Ferrari Careto, citado no comunicado.

Para a E-REDES, os comercializadores e empresas de serviços energéticos também beneficiam com estes cinco milhões de contadores em telegestão, uma vez que permitem aos clientes acesso a serviços e planos de preços adaptados aos perfis e necessidades de consumo.

A E-REDES pretende atingir, até ao final de 2024, a meta de ter cem por cento de contadores inteligentes instalados nas casas dos portugueses.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.