Conhecidos vencedores da 1ª edição dos Prémios Portugal Smart Cities
Seis municípios nacionais foram galardoados na primeira edição dos Prémios Portugal Smart Cities António Almeida Henriques, tendo o Município de Águeda sido distinguido na categoria de Neutralidade Carbónica.
Este é uma iniciativa que distingue os melhores projetos de ecossistemas de inovação e práticas inteligentes, implementados com sucesso pelo poder local através de práticas sustentáveis, eficientes e promotoras de soluções de inteligência urbana.
De acordo com o presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, “o objetivo foi prestar uma justa homenagem a uma personalidade [António Almeida Henriques, antigo autarca de Viseu] que desempenhou um papel fundamental no debate e desenvolvimento das políticas de Smart Cities em Portugal”.
Mais de 50 candidaturas de comunidades intermunicipais, municípios nacionais e juntas de freguesias concorreram ao prémio, orientados pela implementação com sucesso de projetos sustentáveis e pela criação de soluções de inteligência urbana.
Foram consideradas várias categorias na entrega dos seis prémios entregues:
Neutralidade Carbónica: o Município de Águeda foi premiado com o projeto “Águeda Sm@rt City lab – Laboratório Vivo para a Descarbonização de Águeda”, uma iniciativa desenvolvida à escala local que contribui de forma efetiva para o cumprimento das metas de descarbonização na União Europeia.
Mobilidade: o Município de Viseu foi distinguido com o projeto MUV Mobilidade Urbana de Viseu, uma estratégia aplicada à promoção da adoção do transporte público em detrimento do transporte individual.
Espaço público: o prémio foi atribuído à Câmara Municipal de Sintra devido ao projeto Eixo Verde-Azul (EVA), uma iniciativa criadora de espaços públicos que promove o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas favorecendo a interação social e a criação de comunidades.
Reabilitação urbana sustentável e inteligente: o Município de Lagoa (Algarve) foi o contemplado com o PROJETO SMARTCITY: Plataforma de gestão da SmartCity Lagoa, uma iniciativa de revitalização e renovação de áreas urbanas, que melhora o seu desempenho ambiental, social e económico.
Saúde e Bem-Estar: a Câmara Municipal de Alfândega da Fé foi reconhecido pela iniciativa Cuidados de Saúde e Proximidade, um projeto que aposta na mudança de hábitos e comportamentos capazes de promover de forma pró-ativa a saúde e o bem-estar da população em geral e dos grupos mais vulneráveis em particular.
Transformação Digital: o prémio foi entregue à Câmara Municipal de Guimarães com a Plataforma de Inteligência Urbana de Guimarães, um projeto de digitalização organizacional das autoridades locais capazes de promover uma maior eficiência dos processos internos e melhor serviço aos cidadãos e às empresas.
Promovida pela Fundação AIP, a cerimónia de entrega de Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques realizou-se dia 10 de outubro.
Outros artigos que lhe podem interessar