Conferência sobre Inteligência Artificial no setor da Água
- 12 junho 2024, quarta-feira
- Água
Fotografia: Jong Marshes_Unsplash
A Comissão Especializada de Inovação, a Comissão Especializada de Sistemas de Informação e o Núcleo de Jovens Profissionais da Água da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, estão a promover a conferência “Inovação, Inteligência Artificial & Pessoas”, agendada para o dia 20 de junho, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes em Torres Novas.
O evento tem como objetivo explorar como os elementos Inovação, Inteligência Artificial & Pessoas se cruzam para “impulsionar o progresso tecnológico e social, unindo a criatividade humana e a capacidade computacional da IA, destacando a sua relevância no mundo laboral, com especial foco no setor da Água”, referiu a APDA.
“Inovação, Inteligência Artificial (IA) e Pessoas estão interligadas de várias maneiras e desempenham papéis fundamentais no avanço da tecnologia e na sociedade em geral.”, disse a associação.
A participação no evento está sujeita a inscrição prévia, que pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online.
Programa
09h00 Receção dos participantes
09h30 Sessão de abertura
Miguel Carrinho | Coordenador da Comissão Especializada de Inovação da APDA
José Martins Soares | Presidente do Conselho Diretivo da APDA
Pedro Ferreira | Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas
09h45 Experiências de inovação no setor da água
Moderadora: Marina Sequeira | Coordenadora do JOPA da APDA
Keynote Speaker: Victor Arroyo | Diretor Espanha, Portugal e América Latina da Isle Utilities
Pedro Perdigão | CEO do Grupo INDAQUA (a confirmar)
Pedro Fontes | Administrador da AdP Valor
Rita Cunha | Diretora de Sistemas de Informação e Inovação da Águas e Energia do Porto
11h00 Pausa para café
11h30 Financiamento da inovação
Moderador: João Simão Pires | Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA
Cláudia Guerreiro | Responsável de I&D, CSR|ESG da AQUAPOR
João Cabrita | Diretor do Departamento de Gestão por Contrato da ERSAR
João Ribau | Coordenador da Unidade de Iniciativas Estratégicas Nacionais da ANI - Agência Nacional de Inovação
Paulo Nico | Diretor do Departamento de Redes de Água, Drenagem, Logística Operacional e Frota dos SMAS de Almada
12h30 Pausa para almoço
14h00 IA e os serviços de águas
Moderador: João Branco | Coordenador da Comissão Especializada de Sistemas de Informação da APDA
André Arsénio | Project Engineer na AGS
Bruno Abreu | Co-Founder & CEO na SCUBIC
Bruno Ferreira | Assistente Convidado no Departamento de Engenharia Civil da EST Barreiro - Instituto Politécnico de Setúbal
Luis Girão | Consultant/ Product Sales Engineer na Bentley Systems
Pedro Travanca | Water Engineer na Baseform
15h30 Impacto da IA generativa no futuro do trabalho
Moderador: Nuno Laranjo | Comissão Especializada de Inovação da APDA
Helena Costa | Gestora de Programas de Inovação da ANI - Agência Nacional de Inovação
Joana Pinto Santos | Diretora de Data & AI da Microsoft Portugal
Luís João | Diretor do Setor Público da Google Cloud Portugal
Ricardo Ribeiro | Diretor de Transformação Digital do Montepio Crédito; Professor Convidado na Católica Porto Business School, Nova FCT e Coimbra Business School
Sérgio Ferreira | Partner na EY Consulting na área de Business Transformation; Professor na Universidade Autónoma de Lisboa e na Porto Business School
17h00 Sessão de encerramento
Nuno Campilho | Vice-Presidente do Conselho Diretivo da APDA
17h30 Welcome Summer @ Ribatejo Sunset Chill Session
Outros artigos que lhe podem interessar