Comissão Europeia e FMI unidos para apoiar desenvolvimento sustentável

A presidente da Comissão Europeia e a diretora executiva do FMI assinaram uma parceria financeira para enfrentar os desafios que as alterações climáticas representam e para ajudar os países a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Este acordo veio reforçar a cooperação entre ambas as entidades que existe desde 2016, no que diz respeito ao desenvolvimento de capacidades. A celebração de acordos contratuais relativos à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável será simplificada, acelerada e reforçada.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse acreditar na força desta parceria. “Queremos em conjunto encontrar soluções para os problemas globais, nomeadamente em África. Este novo acordo vai permitir que nos centremos mais nas alterações climáticas e nos desafios digitais”, declarou a presidente.

A diretora executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, valorizou a liderança da União Europeia no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável. “Temos um passado de colaboração na construção de instituições económicas fortes para melhorar o desempenho económico e a vida das pessoas nos países nossos parceiros”, acrescentou a diretora, sublinhando a importância desta cooperação para atuar nos países mais pobres.

A parceria financeira celebrada entre a Comissão Europeia e o FMI, que irá substituir o acordo de 2017, pretende apoiar a boa governação económica, a gestão das finanças públicas, a mobilização das receitas internas, o reforço das instituições, entre outros.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.