Combustíveis fósseis foram principal fonte de eletricidade em 2021

O fornecimento total de eletricidade na União Europeia (UE) aumentou 4,2 por cento em 2021 face a 2020 e os combustíveis fósseis voltaram a ser a principal fonte, ultrapassando a categoria renovável, divulgou o Eurostat.

De acordo com dados preliminares do serviço estatístico da UE para 2021, os combustíveis fósseis retomaram o primeiro lugar entre as fontes de energia, depois de, em 2020, terem sido ultrapassados pelas fontes renováveis na produção de eletricidade, na UE.

No que respeita aos combustíveis fósseis, o uso de carvão betuminoso (25,6 por cento) e o de lignite (16,2 por cento) apresentaram as maiores subidas em 2021.

Já em relação às renováveis, os dados preliminares mostram que as maiores subidas na produção de eletricidade foram registadas na energia solar (13,0 por cento) e nos biocombustíveis sólidos (9,6 por cento).

Por outro lado, devido a condições climáticas desfavoráveis, a produção de eletricidade a partir de fontes hídricas e eólicas recuou, respetivamente, 1,2 por cento e 3,0 por cento.

A produção a partir de centrais nucleares, por seu lado, cresceu 7,0 por cento de 2020 para 2021.

O consumo de combustíveis fósseis aumentou, na UE, de 2020 para 2021, mas mantém níveis abaixo dos registados antes da pandemia de covid-19.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.