Cidades: resiliência às alterações climáticas
(...) Como podem as cidades resistir e adaptar-se às alterações do meio ambiente? Como podem desempenhar as suas funções e propiciar, ao mesmo tempo, uma saudável vivência colectiva?
Estas questões têm sido objecto de estudo e reflexão por parte de estudiosos e técnicos de várias formações e áreas científicas e práticas. Há vários tipos de modelos para as nossas (novas?) cidades e existem já experiências reais, e vividas, que nos transmitem dados sobre as opções que resultam, das que podem ser melhoradas e das que apontam para soluções /hipóteses por descobrir.
Smart Cities, Wise Cities, são algumas das designações que pretendem reflectir as preocupações subjacentes, focadas na tecnologia, no planeamento, no bem-estar, na mobilidade, em que, até agora, Singapura aparece como o exemplo mais completo. Ao nível europeu encontramos bons exemplos de cidades que estão a repensar-se, privilegiando a proximidade, e a procurar/encontrar soluções pensadas para os recursos, Water wise cities, Waste wise cities, etc. (...)
Editorial completo da Indústria e Ambiente nº136 set/out 2022, dedicada ao tema 'Cidades: resiliência às alterações climáticas'
Diretora da Indústria e Ambiente / Professora na FCT-UNL
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt
Outros artigos que lhe podem interessar