CHMT investe quatro milhões na eficiência energética

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai investir quatro milhões de euros na instalação de painéis fotovoltaicos nas três unidades hospitalares, localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas. A obra deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2021.

“Esta instalação marca o início da revolução verde no Centro Hospitalar do Médio Tejo”, afirmou o Presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa.

A primeira unidade hospitalar a ser reconvertida energeticamente será a de Torres Novas, com a instalação de um parque de 770 painéis. Também será feito a reconversão de iluminaria interna do edifício, que incluí instalação de sensores de movimento, e ainda a instalação de novos sistemas de aquecimento e arrefecimento do edifício, totalizando um investimento de quase um milhão de euros.

Segundo comunicado do CHMT, a instalação na Unidade Hospitalar de Torres Novas permitirá uma diminuição de cerca de 5.500 toneladas de dióxido de carbono, o equivalente à plantação de 18 mil árvores por ano.

“Começámos em Torres Novas esta reconversão energética que nos permitirá reduzir os custos com consumo de energia. Este edifício gasta 430 mil euros em eletricidade por ano. Conseguiremos atingir uma poupança de mais de 80 mil euros com a produção da energia solar. Um valor que será transferido para ser utilizado naquela que é a principal função de um hospital, que é na prestação de cuidados de saúde”, explicou Carlos Andrade Costa.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.