Barómetro ECO.AP já está disponível

Já está em funcionamento o Barómetro de Eficiência Energética da Administração Pública, lançado pela ADENE – Agência para a Energia, no âmbito do Programa ECO.AP (Programa de Eficiência Energética na Administração Pública) na página.

Depois de uma primeira versão descontinuada em 2012, este novo barómetro pretende ser um instrumento estratégico para o setor Estado, promovendo a monitorização e gestão da energia das entidades públicas e dos ministérios, já que permite, com base num conjunto de indicadores, registar, avaliar e comparar o desempenho energético de cada serviço e organismo, sendo os rankings divulgados publicamente, a partir do momento em que existam dados comparativos.

O Barómetro ECO.AP permitirá caracterizar os consumos de energia dos edifícios da Administração Pública Central, o que permitirá planear políticas e medidas estruturadas e capazes de promover de forma eficaz a eficiência energética e as energias renováveis no setor público. Adicionalmente, permitirá também identificar boas práticas de eficiência energética, possibilitando que as mesmas possam ser comunicadas e disseminadas pelos restantes serviços e organismos, funcionando como mecanismo indutor de práticas e comportamentos energeticamente eficientes.

Nesta fase, o Barómetro irá agregar os consumos de todos os vetores de energia (e.g. eletricidade, gás natural, energias renováveis) dos edifícios pertencentes e ocupados por entidades da Administração Pública Central, e desta forma criar uma caracterização dos consumos atuais, que servirá, igualmente, como ferramenta de monitorização da implementação do Programa ECO.AP e como forma de avaliar o cumprimento das metas a que Portugal se obrigou na área da eficiência energética na Administração Pública.

Comparar o desempenho

O barómetro vai permitir analisar os resultados de eficiência energética das entidades públicas, comparando e divulgando publicamente o desempenho dos serviços de cada ministério, através de um conjunto de indicadores. Os ministérios poderão ainda identificar as entidades que representam 20 por cento do seu consumo total e identificar metas para planos de ação de eficiência energética. Será possível desenvolver um barómetro evolutivo, promovendo continuamente mais sofisticação e possibilitando a oportunidades de melhoria mais direcionadas e focadas a cada ano, a cada Ministérios ou cada tipologia de edifícios ou serviço.

Mais informação em http://ecoap.pnaee.pt/

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.