Desenvolvida avaliação de sustentabilidade em lubrificantes

Duas empresas parceiras que produzem lubrificantes criaram uma análise do ciclo completo de vida de fluidos hidráulicos e da eficiência ecológica.

A FUCHS e a BASF desenvolveram argumentos sólidos para uma avaliação de sustentabilidade de fluidos hidráulicos que é “transversal, realista e factual”.

Ao contrário da abordagem atual dominante – a abordagem ‘do berço ao portão’ – que apenas avalia uma parte do ciclo da vida de um produto, nomeadamente a fase inicial até à sua produção, a avaliação de diferentes fluidos hidráulicos foi efetuada com uma abordagem ‘do berço ao túmulo’. Isto significa que foram avaliados os aspetos ecológicos e económicos dos produtos considerados ao longo de todo o ciclo de vida.

Na avaliação ‘do berço ao túmulo’ de todos os produtos usados numa escavadora de rastos, os resultados da análise de eficiência ecológica (EEA) revelaram o reduzido impacto ambiental e a redução dos custos totais – sobretudo com a utilização do analisado fluido Premium HLP (óleo hidráulico multigraduado de alta performance) em comparação com um fluido HLP Standard (óleo hidráulico monograduado).

Uma das vantagens consiste em otimizar a eficiência do gasóleo durante toda a fase de utilização. Esta melhoria na eficiência é alcançada através da otimizada eficiência volumétrica do fluido, do reduzido atrito e da reduzida taxa de circulação de massa do fluido. Desta forma, compensa claramente o impacto ambiental ligeiramente maior dos produtos na fase ‘do berço ao portão’. Assim, a melhorada eficiência de combustível resultou principalmente da maior eficiência de fluido do óleo hidráulico multigraduado especificamente pré-formulado.           

“Apreciamos a competência abrangente à volta do tema da sustentabilidade e os métodos analíticos que a BASF introduziu para realizar este projeto comum em combinação com o know-how prático, realista e relevante na aplicação da FUCHS. Atualmente, a FUCHS e a BASF estão em diálogo sobre outras possíveis análises em conjunto, assim como sobre oportunidades de aplicação do sustentável portfólio de produtos da BASF em componentes para lubrificantes”, informou o diretor técnico da FUCHS, Lutz Lindemann.

Os fluidos analisados foram exclusivamente fluidos hidráulicos de diferentes qualidades com base de óleo mineral. Podem ser esperados outros efeitos positivos para a EEA com a utilização de fluidos hidráulicos à base de éster, os chamados fluidos hidráulicos biodegradáveis (HEES).

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.