Consulta pública europeia sobre avaliação de risco climático

FOTO: WOLFGANG_HASSELMANN / PIXABAY

A Direção-Geral de Ação Climática da Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de contributos para uma iniciativa europeia de resiliência climática e gestão de riscos, aberta até 4 de setembro

O objetivo é criar um quadro e um plano de ação abrangentes para apoiar os países da União na preparação e planeamento, e também assegurar avaliações regulares de riscos baseadas em dados científicos.

Num cenário de perdas, destruição e custos decorrentes dos impactos e riscos relacionados com o clima, incluindo vagas de calor, seca e precipitação intensa, a avaliação europeia dos riscos climáticos identificou 36 riscos fundamentais e demonstrou como estes podem interagir, dando origem a desafios sistémicos que afetam o ambiente construído e as infraestruturas, os sistemas alimentares, a economia, os ecossistemas e a água.

Alguns riscos já se encontram em níveis críticos e a Europa não está adequadamente preparada, pelo que é preciso melhorar esta preparação e combate. Mas subsistem barreiras, nomeadamente comportamentais, institucionais, regulamentares, financeiras e até de conhecimento, isto é, uma compreensão limitada dos impactos das alterações climáticas.

A consulta agora disponível destina-se a sensibilizar as partes interessadas e o público em geral para a iniciativa e recolher informações para a elaboração de políticas baseadas em dados.

A consulta visa colmatar lacunas de conhecimentos e elementos de prova em domínios como as avaliações e a divulgação dos riscos climáticos, os quadros e normas regulamentares, a governação e a supervisão, os incentivos e a execução, os quadros financeiros, a cooperação e coerência transfronteiras, os compromissos e contributos das políticas setoriais, o envolvimento e a participação das partes interessadas, as tendências socioeconómicas emergentes e a inovação tecnológica.

A iniciativa deverá ser publicada no quarto trimestre de 2026.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.