Produção e armazenamento de energia com recurso a Inteligência Artificial
- 06 janeiro 2026, terça-feira
- Energia

FOTO LCEC/ PIXABAY
A Goldbreak, que atua na área do armazenamento e produção de energia, concluiu a implementação de um projeto de produção e armazenamento de energia na Godilac, em Santo Tirso
O sistema integra uma central fotovoltaica de 320 kWp, equipada com células N-type de última geração, com potência unitária de 605 Wp e eficiência de 24%, e um sistema de armazenamento avançado de 1 MWh, composto por 12 torres de 48 kWh e um carregador de 25 kW DC capaz de realizar carregamentos rápidos (em apenas 1 hora para empilhadores e 2 horas para veículos comerciais, por exemplo).
Através da utilização de Inteligência Artificial, a solução 5-em-1 monitoriza e otimiza, em tempo real, o equilíbrio entre produção, consumo e armazenamento, garantindo o máximo aproveitamento energético e uma operação estável e eficiente.
Segundo um comunicado da Goldbreak, esta solução permite à Godilac atingir uma autonomia energética de 77,39 %, uma redução anual de 71,46 toneladas de CO2 e uma poupança energética próxima dos 46 mil euros por ano.
Com tecnologia modular e escalável, o sistema pode crescer até 3 MWh, adaptando-se a novas exigências industriais e assegurando uma gestão inteligente dos excedentes solares. O projeto foi cofinanciado pelo PRR, no âmbito da política nacional de apoio à transição climática e energética.
A solução combinada implementada pela Goldbreak permite que a energia excedente produzida pela central fotovoltaica seja armazenada e utilizada nos momentos de maior necessidade.
Outros artigos que lhe podem interessar