APA investe 27 milhões de euros na proteção do Litoral

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou, em comunicado, que vai investir 27 milhões de euros em 11 intervenções de proteção e reabilitação do Litoral, a decorrerem em cinco regiões hidrográficas de Portugal Continental.

Na região Centro, a marginal entre as praias da Barra e Costa Nova, em Ílhavo, e entre as praias de Quiaios e Murtinheira, na Figueira da Foz, vão sofrer intervenções para proteger, recuperar e estabilizar as dunas. Também em Ílhavo será feita a reabilitação e manutenção da defesa aderente. Ainda na mesma região, serão reforçados e reabilitados os molhes a sul e a norte da foz do rio Liz e será reaquilificado a marginal da praia da Vieira, na Marinha Grande. Nesta região é totalizado um investimento de 5,2 milhões de euros.

A maior parte do investimento, 19 milhões de euros, será empregue no combate à erosão nas praias entre a Cova Gala e Lavos. As entidades responsáveis, o Porto da Figueira da Foz, a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a APA, tencionam recarregar a praia e reforçar o cordão dunar a sul do esporão, aproveitando as areias provenientes das dragagens na barra da Figueira da Foz.

Na região Norte, a praia da Árvore, em Vila do Conde, irá ser alvo de uma intervenção avaliada em 855 mil euros. Esta servirá para consolidar a defesa longitudital aderente, numa extensão de 70 metros, depois dos estragos resultantes das tempestades Emma e Gisele, em 2018.

Em Peniche, onde serão investidos 1,1 milhões de euros, os planos passam por recuperar as dunas nas praias da Cova de Alfarroba, Baía e Baleal Campismo e estabilizar a arriba do porto da Areia Sul.

O investimento abrange ainda a demolição da construção ilegal, localizada em Domínio Público Marítimo e em zona de risco, na praia de Galapos, em Setúbal, onde serão empregues 160 mil euros. Como na mesma praia não é possível a circulação de veículos até ao areal, o que dificulta eventuais situações de emergência de socorro de pessoas, o acesso público será remodelado.

Na região do Algarve também estão previstas duas intervenções num valor total de 1,35 milhões de euros. O areal entre as praias do Vau e da Rocha será alargado, para que os utilizadores tenham uma área maior disponível, fora das faixas de risco das arribas. Já em Vila do Bispo, será estabilizado um bloco rochoso localizado na arriba contígua ao baluarte poente da Fortaleza de Sagres, pois este encontra-se instável devido à existência de uma falha.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.