Aliança para a Economia Circular do Plástico lança nova etapa

A Aliança para a Economia Circular do Plástico lançou uma nova medida importante no sentido de impulsionar o mercado dos plásticos reciclados da União Europeia (UE) e garantir que, até 2025, pelo menos dez milhões de toneladas sejam recicladas.

Desde o lançamento da Aliança, em 2018, registaram-se progressos significativos, com um aumento de quase 30 por cento na produção europeia de plásticos reciclados.

Agora, a Aliança quer assegurar a reciclabilidade de 26 produtos de plástico em embalagens, na construção, na agricultura e nos eletrodomésticos que, no seu conjunto, representam mais de 60 por cento dos resíduos de plástico recolhidos na Europa, o que, de acordo com a Comissão Europeia, poderia, por si só, cumprir o objetivo de dez milhões de toneladas.

Além disso, a Aliança desenvolveu um novo roteiro para alcançar os dez milhões de toneladas e adotou a metodologia e as regras para um novo sistema de monitorização dos plásticos reciclados à escala da UE.

Hoje em dia, a Aliança representa quase 300 organizações industriais, académicas e do setor público em toda a cadeia de valor dos plásticos reciclados. “Os primeiros compromissos voluntários para os plásticos reciclados feitos pela indústria mostraram que o abastecimento em plásticos reciclados poderia atingir e exceder o objetivo”, referiu a Comissão Europeia.

Sendo “necessários mais esforços para garantir a utilização dos plásticos reciclados”, a Aliança está a preparar um relatório sobre os requisitos e soluções para aumentar a integração dos plásticos reciclados nos produtos até 2025.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.