Algoritmo inteligente para mitigar inundações em zonas urbanas
- 18 julho 2017, terça-feira
- Água
Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Engenharia Informática e Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um algoritmo inteligente para gestão dos sistemas de drenagem de águas pluviais, de forma a evitar/mitigar inundações em zonas urbanas.
A solução, distinguida com o “Best Paper Award” na 4th Experiment@International Conference, destina-se ao controlo de caudais em condutas subterrâneas existentes para a drenagem das águas provenientes das chuvas.
A partir da recolha de dados fornecidos em tempo real por vários udómetros (instrumentos que medem a precipitação na forma líquida acumulada num intervalo de tempo preestabelecido [definição do IPMA]) instalados em diferentes pontos geográficos da malha urbana, este algoritmo «avalia a situação e, de forma autónoma, ativa barreiras que controlam o fluxo da água, evitando ou mitigando a ocorrência inundações. Dependendo da intensidade de precipitação e do caudal gerado, e considerando a capacidade de retenção do sistema de tubagens existente, é tomada a decisão adequada, sem intervenção humana», explica o coordenador do projeto, Alberto Cardoso [na foto], docente de Engenharia Informática da FCTUC e presidente da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia até 2016.
Esta ferramenta “considera também ambientes naturais envolventes para onde a água pode ser desviada temporariamente. Foi um grande desafio desenvolver este algoritmo porque a água tem um comportamento imprevisível”, realça Alberto Cardoso.
Recorde-se que o controlo em tempo real de redes de drenagem de águas pluviais tem motivado outros estudos, como o projeto europeu CENTAUR (Cost Effective Neural Technique for Alleviation of Urban Flood Risk), que envolve equipas de investigadores do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC e a empresa Águas de Coimbra.
Outros artigos que lhe podem interessar