Águas do Tejo Atlântico investe 4,7 milhões em obras em ETAR

A Fábrica de Água de Chelas (ETAR), já sofreu várias intervenções desde o início do seu funcionamento em 1989, de forma a permitir as necessárias adequações às exigências socio-ambientais, nacionais e europeias, estando atualmente a tratar ao nível terciário um caudal de ponta que, por vezes, chega a ultrapassar os 4,5 milhões de litros por hora, em tempo húmido.

De acordo com a Águas do Tejo Atlântico, a ETAR valoriza diariamente 52 milhões de litros, em média, sendo que o tratamento terciário existente, por lamas ativadas, inclui filtração e desinfeção final do efluente e tratamento complementar que permite a reutilização do efluente tratado como água de serviço. O processo de tratamento inclui ainda a digestão anaeróbia de lamas, em regime mesofílico, permitindo a produção de energia elétrica em grupos de cogeração.

A empreitada de ‘Conceção-Construção da Beneficiação da Fábrica de Água de Chelas – Fase 1’ foi agora consignada ao Consorcio Suez-ECOCIAF. Esta obra tem como objetivos principais a beneficiação da construção civil existente, englobando edifícios industriais, órgãos de tratamento, redes de drenagem de águas residuais e de escorrências, o fornecimento e montagem de equipamentos metalomecânicos, eletromecânicos, elétricos e instrumentação de controlo do processo, bem como a remodelação das instalações elétricas, automação e sistema de supervisão.

A Águas do Tejo Atlântico Segundo avançou que o investimento nesta empreitada é de 4.791.402 euros e tem um prazo de execução de 425 dias, sendo que o final da empreitada está previsto para abril de 2022.

“Esta intervenção é fundamental para assegurar e melhorar a resiliência desta infraestrutura, garantindo-lhe a continuidade de operação e uma melhoria de performance”, afirmou a empresa em comunicado.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.