Águas do Norte vai instalar novo sistema de telegestão

A Águas do Norte adjudicou a instalação de um novo sistema de telegestão para o abastecimento de água nas suas redes municipais. Com este investimento, a empresa tem como intuito melhorar o serviço à população servida pelo Sistema de Águas da Região do Noroeste. 

Para além disso, a Águas do Norte quer contribuir para a redução de perdas de água, para um aumento da eficiência das suas operações e para a otimização dos processos e rotinas operacionais.

Segundo comunicado divulgado, a primeira fase do projeto abrangerá os municípios de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Arouca e Cinfães, compreendendo grande parte das infraestruturas de armazenamento e bombagem integradas nas redes de abastecimento de água em “baixa”.

O projeto terá, nesta fase inicial, um custo de 197.914,55 euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) no valor de 78.671,00 euros, e com um prazo de execução de 12 meses. 

O sistema de telegestão inclui um centro de supervisão e controlo, que vai detetar “em tempo real” as anomalias de estado através da alarmística associada ao comportamento das instalações como, por exemplo, mínimos de alarme dos reservatórios ou avarias de bombas.

“Com esta ferramenta, a tomada de decisão ao nível da gestão operacional será baseada em dados que refletem o estado do sistema em cada momento, anulando-se deste modo a necessidade de verificação in loco a que obriga um sistema sem este tipo de tecnologia”, lê-se no comunicado.

A empresa esclareceu que a mobilidade de informação às equipas no terreno está garantida, contribuindo para um aumento da eficiência das rotinas operacionais e implicando um acréscimo significativo do foco em tarefas de outra natureza com a redução da dispersão associada ao desconhecimento do estado dos sistemas.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.