Portugal vai ter tecnologia de ponta na monitorização de incêndios

Imagem manfredrichter / pixabay

A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, IP (AGIF) e a Earth Fire Alliance (EFA), assinaram um Memorando de Entendimento para promover a colaboração no âmbito do programa de adoção do sistema FireSat, um conjunto de satélites desenhado para detetar e caracterizar incêndios

O primeiro satélite, de testes, já foi lançado a 14 de março, e agora inicia-se a construção de uma constelação de mais de 50 satélites que, a partir de 2029, irá permitir o acesso de informação à escala global.

À AGIF competirá a coordenação das partes interessadas a nível nacional, nomeadamente as entidades que compõem o SGIFR (ANEPC, GNR, ICNF, entre outras) e a comunidade científica e tecnológica nacional e a disponibilização de informação, nomeadamente o fornecimento de acesso ao Sistema de Informação de Fogos Rurais, através da sua Plataforma de Interoperabilidade.

Em comunicado, a AGIF esclarece “a colaboração permitirá testar a utilização dos dados fornecidos pelo FireSat e avaliar a sua aplicabilidade e eficácia nas operações de gestão de fogos rurais, nomeadamente na deteção e monitorização de incêndios, incluindo alertas, perímetros de incêndios, potência radiativa e taxa de propagação”.

Salienta-se ainda que o memorando não acarreta obrigações legais nem financeiras para nenhuma das partes e tem validade até 31 de dezembro de 2026, podendo ser renovado por acordo mútuo. Durante este período, haverá partilha de dados, conhecimento e experiência entre ambas as organizações, mas também com a comunidade de Early Adopters (utilizadores pioneiros) da Austrália e EUA, para maximizar o impacto do FireSat nos processos do SGIFR.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.