Açores define taxa de reciclagem de 55% em 2025

O novo Plano de Gestão de Resíduos dos Açores (PEPGRA 20+) pretende atingir uma taxa de reciclagem de 55 por cento em 2025, acompanhando os valores definidos pela União Europeia (UE), anunciou o Governo Regional.

“Em relação às taxas de reciclagem, são bastante ambiciosas, mas são as metas que são definidas a nível comunitário. Entendemos que não nos podemos desresponsabilizar neste processo e que temos de acompanhar as taxas definidas a nível comunitário e que foram assumidas pelo Estado-membro”, afirmou o secretário do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel.

O secretário regional falava na Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Regional, onde esteve em discussão o PEPGRA 20+.

A UE pretende atingir 55 por cento de taxa de reutilização e reciclagem de resíduos urbanos domésticos em 2025, 60 por cento em 2030 e 65 por cento em 2035.

Segundo os mais recentes dados, revelados em julho de 2022, os Açores aumentaram a taxa de reciclagem de resíduos urbanos em 3,5 por cento em 2021, atingindo 32,3 por cento.

Das nove ilhas do arquipélago, sete já ultrapassam as metas da UE, com taxas entre os 67,2 por cento no Faial e os 77,9 por cento em Santa Maria.

As duas ilhas mais populosas e com maior produção de resíduos continuam abaixo dos 55 por cento, com São Miguel a atingir 26,7 por cento e a Terceira 19,8 por cento.

Questionado sobre as taxas de reciclagem estabelecidas para a região, o secretário regional realçou que o documento prevê “metas específicas para sete das nove ilhas da região”, onde a taxa de reciclagem definida é superior à fixada pela UE.

Segundo a proposta do PEPGRA 20+, consultada pela agência Lusa, para as ilhas do Corvo, Flores, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Santa Maria a taxa de preparação para a reutilização e reciclagem de resíduos urbanos definida é de 60por cento em 2025.

“A prevenção de resíduos é um dos principais objetivos que estão vertidos neste plano”, afirmou Alonso Miguel.

O secretário regional realçou também que já foi dado o licenciamento para a central de valorização energética de São Miguel, estando já a obra, da responsabilidade da Associação de Municípios de São Miguel, a decorrer.

O titular da pasta do Ambiente destacou que foram pedidos contributos a 127 entidades para a elaboração do PEPGRA 20+.

O atual PEPGRA está em vigor desde 2016 e definia uma revisão do documento em 2020.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.