Sistema de carregamento universal para autocarros elétricos

  • 08 março 2017, quarta-feira
  • Energia

Há 3 novos autocarros elétricos a circular na cidade alemã de Hamburgo. Estes veículos, do fabricante Hamburger Hochbahn AG, vão ser carregados pelas mesmas estações de carregamento que alimentam os híbridos-elétricos Plug-in, em serviço em Hamburgo desde 2014. Com este projeto, a Siemens assegura uma infraestrutura de carregamento para autocarros elétricos que garante a interoperabilidade para veículos de diferentes fabricantes.

Cada um dos dois terminais desta linha está equipado com duas estações de carregamento, com uma capacidade de 300 kW cada. As estações conseguem

fornecer aos autocarros energia suficiente para garantir a circulação durante todo o dia, utilizando o tempo de embarque e desembarque dos passageiros nas paragens, uma vez que cada carregamento demora apenas cerca de seis minutos, explica a Siemens.

“Neste projeto a Siemens foi responsável tanto pela infraestrutura de carregamento como pela tecnologia associada a bordo do veículo, tendo sido o Centro de Competência para a área dos autocarros elétricos, da Siemens Portugal, o responsável pelo desenvolvimento e instalação destes componentes” explicou Manuel Nunes, diretor da divisão Mobility da Siemens em Portugal. O controlador instalado é capaz de recolher e processar toda a informação relevante do veículo, utilizando depois comunicação wireless para enviar os dados para o carregador, sendo assim responsável por todas as decisões relevantes que são tomadas relativamente ao procedimento de carga.

O processo de carregamento cumpre os standards internacionais CEI 61851 e ISO 15118, que constituem a base para sistemas de carregamento de autocarros elétricos, assegura a Siemens em comunicado.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.