Semana Mundial da Água com foco na mitigação e adaptação
- 27 agosto 2025, quarta-feira
- Água

FOTO SIXKING/ PIXABAY
A Semana Mundial da Água estende-se até 28 de agosto, na Suécia, com um programa focado na mitigação, adaptação e aumento da resiliência
Num contexto de escassez, aquecimento e deterioração de condições ambientais mais rápida do que o previsto pelos cientistas, a preservação dos recursos hídricos assume um papel central.
A água é o principal meio através do qual o aquecimento global impacta a sociedade, mas também contribui significativamente para as emissões de gases com efeito de estufa e para o armazenamento de carbono à escala global. Por isso, a organização considera que uma gestão melhorada da água é uma ferramenta para ajudar os decisores políticos a alcançar os seus objetivos climáticos.
A organização acredita que a mitigação e a adaptação, em conjunto com a resiliência melhorada, são igualmente importantes e reforçam-se mutuamente. Como o debate tem estado mais orientado em função da adaptação, a organização pretende aproveitar esta oportunidade para colocar a mitigação na ordem do dia. Essa mitigação passa pela redução das emissões de gases com efeito de estufa das zonas húmidas, da agricultura, do saneamento e tratamento de águas residuais, sistemas de energia hídrica e outras operações.
Serão tratados todos os aspetos relativos à água: água doce da origem até ao mar, água azul, água verde e água salgada. Esta abordagem fará ainda uma ligação ao tema dos glaciares que as nações Unidas escolheram para 2025.
O evento dirige-se a decisores políticos, profissionais do setor da água e todos os que reconhecem a mitigação e resiliência no setor da água como parte do seu trabalho na redução do aquecimento global e estabilização do clima.
Outros artigos que lhe podem interessar