Indústria do papel representa mais de 30 por cento dos rótulos ecológicos da UE

Os produtos à base de papel representam mais de 30 por cento dos produtos com rótulo ecológico da União Europeia no mercado. Desta categoria fazem parte o papel transformado, os jornais, os lenços de papel e outros produtos. Em setembro de 2016, havia mais de 12.530 produtos à base de papel com este rótulo no mercado.

Tendo em conta que cerca de 30 por cento da superfície da terra é floresta, e que cerca de 2 biliões de pessoas precisam deste recurso para subsistir, a sustentabilidade das florestas assume uma importância primordial. Os assuntos relacionados com a floresta nos Estados-Membros são abordados através de políticas setoriais, criadas em resultado da Estratégia da União Europeia para as Florestas, adotada em 1998.

Devido ao aumento da procura por produtos de papel sustentáveis, nas últimas décadas assistiu-se ao surgimento de vários sistemas de certificação de papel, como o Forest Stewardship Council certification (FSC), o Programmed for the Endorsement of Forest Certification (PEFC) e o rótulo ecológico da União. Embora não sejam idênticos, os três sistemas têm em vista uma gestão responsável da floresta.

O rótulo ecológico foi regulamentado pelo Parlamento Europeu, tendo como objetivo "a substituição de substâncias perigosas por substâncias seguras, sempre que seja tecnicamente possível", conforme o Regulamento 66/2010, de 25 de novembro de 2009. É um sistema voluntário, a aplicar a "bens e serviços fornecidos para distribuição, consumo ou utilização no mercado comunitário, a título oneroso ou gratuito".

Os candidatos ao rótulo ecológico podem usar as certificações PEFC ou FSC obtidas anteriormente para provar que cumprem um determinado número de critérios que fazem parte do processo de avaliação. Isto aplica-se, nomeadamente, ao processo de validação da fonte de fibras virgens, que pode ser feito com recurso a certificados emitidos ao abrigo da PEFC ou FSC.

Mais informação aqui.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.