18 TWh de eletricidade renovável produzidos até setembro

Entre janeiro e setembro as fontes de energia renovável contribuíram com 51,9 por cento do mix de eletricidade de Portugal Continental (17,9 TWh). Os centros eletroprodutores fósseis produziram os restantes 16,6 TWh.

Os dados, disponibilizados pela Associação de Energias Renováveis (APREN), mostram uma produção 19,3 por cento inferior à registada no período homólogo de 2018. De notar que a produção hidroelétrica foi 39 por cento inferior à que se registaria num regime hidrológico médio. Já a produção eólica manteve-se, com índice de produtibilidade de 0,99.

Aliás, nestes nove meses foi precisamente a eólica que mais contribuiu para o mix, com 25,9 por cento (8,9 GWh), tendo-se a hídrica ficado pelos 6 TWh. Com recurso à bioenergia foram produzidos 2,1 TWh e o solar fotovoltaico foi responsável por 0,9 TWh. O solar registou, aliás, um crescimento de 30,6 por cento face ao período homólogo, um fator a que não terá sido alheia, justifica a APREN, a entrada em funcionamento da central Ourika, em Ourique, no Alentejo.

O saldo importador entre janeiro e setembro foi de 4 TWh, o que resulta de um balanço de importações de 5,8TWh e de exportações de 1,8 TWh.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.