Gestão dos biorresíduos na Sonae MC

No âmbito da gestão ambiental dos negócios da Sonae MC, a gestão dos resíduos gerados nas suas operações assume particular relevância.

A gestão de resíduos na Sonae MC, como aliás de todas as temáticas de cariz ambiental, conforme plasmado na sua Política de Ambiente, cuja primeira versão data de 1998, é alicerçada no Princípio da Eco-Eficiência, acrescendo, neste caso, a aplicação da Hierarquia de Gestão de Resíduos e a promoção de uma Economia Circular, quer proporcionando a poupança na utilização de recursos naturais, quer através de processos que permitam a transformação de resíduos em matérias-primas para novas utilizações.

Neste contexto, é naturalmente dada prioridade à prevenção e à redução da produção de resíduos através de boas práticas de gestão e de um conjunto de iniciativas como, por exemplo, o reaproveitamento de produtos que já não podem ser comercializados e que, de outra forma, resultariam em resíduo, bem como na implementação de Programas de Doações internas e externas.

Finalmente, a Sonae procura a valorização, na máxima extensão possível, dos materiais que, ainda assim, se transformam em resíduo.

No que se refere à prevenção da produção de resíduos, assume particular relevo a atuação da Direção de Prevenção de Quebra, uma estrutura interna que tem por missão monitorizar, avaliar e encontrar soluções que permitam reduzir o número de produtos adquiridos e que por qualquer razão não foram ou não puderam ser comercializados. Entre 2002 e 2020, o trabalho levado a cabo por esta estrutura permitiu uma redução da quebra muito substancial em toda a cadeia, relevando-se o facto de, nos Hipers e Supers da Sonae MC e somente nos últimos quatro anos, se ter assistido a uma redução superior a 20%.

Atendendo ao nosso negócio muito focado no retalho alimentar, é sem surpresa que constatamos que cerca de 75 por cento da quebra se verifica em produtos perecíveis, os quais, se não se encontrar uma qualquer forma de os valorizar, resultarão em biorresíduos. (...)

Vitor Martins, diretor de Ambiente da Sonae MC

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº131 nov/dez 2021, dedicada ao tema 'Biorresíduos: da recolha selectiva ao destino final'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.