Desenvolvida gama de detergentes biológicos e biodegradáveis

  • 21 dezembro 2023, quinta-feira
  • Gestão

Fotografia: D.R.

Foi desenvolvida a primeira gama de detergentes biológicos e cem por cento biodegradáveis ultra-concentrados de limpeza no retalho em Portugal, produzida através de tecnologia portuguesa.

A gama LIM apresenta soluções ecológicas, com embalagens recicláveis e de longa duração que permitem o reabastecimento de produto no futuro.

De acordo com a Inokem – empresa responsável pelo desenvolvimento dos detergentes –, “uma pequena embalagem de 500ml destes produtos ultra-concentrados substitui até 20 litros de detergentes convencionais (bio ou normais) prontos a utilizar, permitindo ao consumidor uma redução, até 90 por cento, do consumo de plástico e do orçamento gasto em detergentes”.

“Num contexto onde as pessoas estão cada vez mais despertas para a problemática ambiental e enfrentam, simultaneamente, um período difícil de instabilidade económica, queremos, em conjunto com o Lidl, mostrar ao consumidor que é possível ter comportamentos mais conscientes, poupando dinheiro do orçamento familiar”, afirmou a responsável pelo marketing & e-commerce da INOKEM, Maria Alenquer.

A gama é composta por três artigos que devem ser diluídos em água.

  • MULTI.LIM: Detergente neutro multiusos, ideal para a limpeza de todo o tipo de superfícies e pavimentos, inclusive madeiras naturais. Com secagem rápida, é seguro para todos os materiais, mesmo os mais sensíveis, permitindo remover facilmente manchas e higienizar todas as divisões da casa.
  • POWER.LIM: Tira-gorduras especialmente indicado para cozinhas, apto para uso doméstico e profissional. Ideal para limpezas rápidas de bancadas, placas de cozinha, zonas de corte, caixotes do lixo e até eletrodomésticos (como frigoríficos, fornos, fogões e exaustores), não tendo cheiro ou vapores tóxicos.
  • GLASS.LIM: Detergente neutro limpa-vidros, removedor de bolores e calcários, altamente versátil na sua aplicação com acabamento de excelência. Atua rapidamente penetrando as camadas de sujidade, rompendo a ligação eletrostática e facilitando a sua remoção. Eficaz e seguro na limpeza de vidros e superfícies laváveis (janelas, espelhos, alumínios, plásticos e paredes com tintas laváveis), bem como na limpeza de tapetes, têxteis, sofás e colchões.

A gama de detergentes desenvolvida pela Inokem já se encontra disponível, em exclusivo, em todas as lojas Lidl do país.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.