Engenheiro do Ambiente: desafios e futuro da profissão

(...)

Podia falar do entusiasmo dos primeiros estudantes de Engenharia do Ambiente quando iniciaram o curso, e do pânico que os tomou quando o curso estava a terminar. “O que vamos fazer? Quem nos aceita? O que nos deixam fazer?” e para todos, era evidente a imensidão do que estava por fazer. No âmbito duma cadeira do terceiro ano, perguntei a uma octogenária, moradora na cintura industrial de Lisboa: “Há problemas de Ambiente no seu bairro?”. E ela respondeu: “Tirando a droga, damo-nos todos bem.”

Foi um caminho de descoberta, de afirmação, de passagem do Cabo Bojador e de Adamastores que se iam atravessando no caminho, na procura, e na viagem para a Ilha dos Amores.

Sim, sem juízos morais, acredito que os Engenheiros do Ambiente, profissionais ousados, com os sonhos formatados de coragem e inovação, encontraram a sua ilha e consumaram o seu Amor. (...)

Editorial completo da Indústria e Ambiente nº132 jan/fev 2022, dedicada ao tema 'Engenheiro do Ambiente: desafios e futuro da profissão'

Leonor Amaral

Diretora da Indústria e Ambiente / Professora na FCT-UNL

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.