O PRR no setor ambiental

(...) O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na ordem do dia, e tema deste número, trouxe-me à memória o Plano Marshall. O general Georges Marshall, que lhe deu nome, notabilizou-se primeiro por, em 1944, como chefe do Estado-Maior do Exército, ter concebido a invasão da Normandia e a estratégia aliada na Europa durante a II Guerra Mundial. Por esse facto foi considerado o homem do ano pela revista Times. Mas, actualmente, poucos conhecerão este aspecto da biografia do general, apesar de determinante no curso dos acontecimentos, já que a cultura dos média e Hollywood trouxeram para primeiro plano outras protagonistas, reais e ficcionais, da guerra de 1939-45. De um modo geral, foi também esquecido que Marshall foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1953, mas muitos associam-no, e bem, ao Plano a que deu nome e que foi motivo para esse mesmo prémio.

No editorial de hoje, e a propósito do PRR, convoco a memória deste general responsável pelo Plano de recuperação económica europeia no pós-guerra, de que Portugal foi um dos beneficiários, tendo recebido cerca de 50 milhões de dólares. Hoje, Portugal beneficia de um programa económico diferente nas exigências e nos objectivos. O PRR, para além da recuperação económica pós-pandemia, centra-se num programa económico com resiliência, um programa económico sustentável em que o país tem 22.200 milhões de euros para aplicar. E esta maior exigência compreende-se face aos seis “pilares” relevantes da estratégia europeia 2030, sendo o primeiro, precisamente, a transição verde. (...)

Editorial completo da Indústria e Ambiente nº142 set/out 2023, dedicada ao tema 'O PRR no setor ambiental'

Leonor Amaral

Diretora da Indústria e Ambiente / Professora na FCT-UNL

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.