AGRISTARBIO e o novo paradigma de sustentabilidade

Problema e contexto

Com o rápido crescimento da população mundial, a pressão sobre o uso dos recursos da Terra e a poluição do meio ambiente ganham escalas e importância nunca vistas.

Estes temas estão na ordem do dia, devido aos impactos globais por todos sentidos quando confrontados com fenómenos climáticos cada vez mais extremos como secas, cheias ou ondas de calor, ribeiras e rios poluídos, ou o odor decorrente do espalhamento de chorumes.

O desafio que temos pela frente é de uma dimensão incomensurável, como se pôde verificar na realização da COP 26, exigindo uma ação firme por parte de todos os envolvidos: governos, empresas, ONG, cidadãos. Temos todos de dar o nosso melhor para inverter a situação atual.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que a população mundial chegará a 9,1 bilhões em 2050 e que a produção mundial de alimentos terá de aumentar cerca de 60 por cento em relação a 2005/2007 para acompanhar o aumento da procura.

Duas das consequências mais diretas desta realidade serão uma maior pressão sobre o acesso à alimentação a preços acessíveis, a gestão dos chorumes e matéria orgânica gerada pela população humana e efetivo pecuário associado.

O aumento de produção agrícola e pecuário foi alcançado, nos últimos 50 anos, pelo significativo aumento do uso do fertilizante químico, assim como pela expansão das áreas dedicadas à agricultura, convertendo as florestas naturais e áreas selvagens do planeta em terras aráveis com um enorme e insustentável impacto no futuro. (...)

Pedro Carreiro, AgriStarbio

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº131 nov/dez 2021, dedicada ao tema 'Biorresíduos: da recolha selectiva ao destino final'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.