Nasce um fundo europeu para investir em matérias-primas para baterias

A EIT InnoEnergy, uma empresa cofinanciada pela União Europeia que investe em inovação na área da energia sustentável, e a Demeter Investment Managers, empresa europeia de capital de risco, anunciaram o lançamento de um fundo dedicado ao desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento de matérias-primas resiliente e diversificada para baterias na Europa. 

Com um orçamento de 500 milhões de euros, o EBA Strategic Battery Materials Fund (Fundo de Materiais EBA ou Fundo) é lançado num momento em que existe uma maior procura europeia por baterias, onde são evidentes lacunas significativas das fases iniciais (extração, transformação) da cadeia de abastecimento de materiais para baterias na UE. Em conformidade com os requisitos da Lei das Matérias-Primas Críticas da UE (CRMA), para reduzir a dependência excessiva em relação ao abastecimento estrangeiro, o fundo tem por objetivo aumentar as capacidades nacionais de materiais estratégicos para baterias como o lítio, o níquel, o cobalto, o manganês e a grafite.

Citado em comunicado da empresa, o CEO da EIT InnoEnergy, Diego Pavia, reconhece a necessidade de apoiar projetos nas suas fases iniciais e de “intensificar esforços na produção interna de matérias-primas para baterias”.

A Demeter atuará enquanto gestora do fundo e sócia, oferecendo a sua experiência em tecnologias verdes e infraestruturas. Por outro lado, a EIT InnoEnergy contribuirá com a sua experiência no setor, evidenciada pela liderança da EBA250 desde a sua criação em 2017, juntamente com uma experiência mais vasta em investimentos em fase inicial para identificar e apoiar projetos de risco.

A Societe Generale atuará como consultora financeira exclusiva na angariação de capital.

Pelo menos 70% dos investimentos do EBA Materials Fund serão dedicados a projetos que aumentem a produção interna da UE a partir da extração, processamento, refinação e reciclagem na UE e nos países vizinhos. Os restantes 30% centrar-se-ão no aumento da oferta de matérias-primas provenientes de países da Parceria de Matérias-Primas da UE, como o Canadá, a Namíbia e a Argentina.

Ainda de acordo com o comunicado, o Fundo de Materiais EBA compromete-se a apoiar projetos de acordo com os mais elevados padrões ambientais, seguindo os sólidos critérios de sustentabilidade estabelecidos no Regulamento de Baterias da UE no que diz respeito à rastreabilidade, sustentabilidade e circularidade, bem como outros critérios atualmente a ser estabelecidos ao abrigo da CRMA. O fundo terá uma das classificações ESG mais elevadas, ao abrigo do artigo 8.º do Regulamento da UE, relativo à divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade no setor dos serviços financeiros (SFDR).

Imagem de macrovector no Freepik

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.