Lipor lança iniciativa para valorizar resíduos e partilhar eletricidade

Fotografia: LIPOR

A LIPOR apresentou, a 11 de janeiro, a nova Comunidade Energética Renovável (CER), uma iniciativa para a valorização de resíduos e a partilha de eletricidade produzida.

A constituição desta Comunidade é uma iniciativa ambiciosa promovida pela LIPOR e seus municípios associados e que conta com a adesão de outros municípios e instituições em contiguidade geográfica à área de atuação da LIPOR.

De acordo com a LIPOR, a CER tem como principal objetivo a produção e partilha de eletricidade produzida a partir da valorização energética de resíduos na Central da LIPOR, proporcionando aos aderentes da CER benefícios ambientais, económicos e sociais.

“A criação desta comunidade permitirá a produção descentralizada de energia limpa, renovável, a redução da fatura energética sem investimento, a redução de emissões de gases de efeito estufa, a contribuição nos compromissos nacional e europeu para a descarbonização, o cumprimento de objetivos e metas dos municípios participantes e o alinhamento com o Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia”, lê-se em comunicado enviado à redação.

Entre as entidades aderentes à CER, até o momento, estão a LIPOR; as Câmaras Municipais de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo, Vila do Conde, Trofa, Santo Tirso e Paredes; a Santa Casa de Misericórdia do Porto; a Espaço Municipal E.M. (Maia); a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S.A.; a Maiambiente E.M. (Maia); a Matosinhos Habit E.M. (Matosinhos); a Matosinhos Sport E.M. (Matosinhos); a Casa da Arquitetura (Matosinhos); a Águas e Energia do Porto E.M. (Porto); a Porto Ambiente E.M. (Porto); a Domus Social E.M. (Porto); a Gestão e Obras de Porto E.M. (Porto); a Ágora – Cultura e Desporto do Porto E.M. (Porto); o Centro Hospitalar e Universitário de São João e os STCP (Porto).

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.